Colaboradores

Amigos que me acompanham

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Apologia X Debate


O que se vê em muitas comunidades evangélicas na Internet, ou até em conversas olho no olho, é uma disputa para ver quem tem mais eloquência ou mais textos decorados, discursos prontos, mais com o intuito de se engrandecer, ao invés de instruir as pessoas para uma vida cristã, só consideram o que expõem, nunca analisam´o que lhe é derejido, em uma soberba tremenda, rejeitando a possibilidade de aprender, é lógico que tendo a certeza, ainda mais em questão religiosa, temos que expor nossos conhecimento com convicção, mas não com imposição. Tendo como princípio o amor á Deus e a sua Palavra, em uma pesquisa eu achei este texto que queria lhes apresentar:

Muitas pessoasconfundem apologia com debates e discussões. Pensam que a finalidade exclusiva da defesa da fé cristã é simplesmente vencer seu oponente em um embate de raciocínios lógicos, ou seja, sair vencedor de um confronto entre cosmovisões e pensamentos conflitantes.

De forma alguma
Em verdade,, o escopo principal da apologia é ganhar almas. O objetivo é levar pessoas para o Reino de Deus. Não existe nenhum mérito espiritual em utilizar conhecimentos teológicos, filosóficos e científicos somente para derrotar a outra pessoa e fazê-la ficar confundida.
Deve-se compreenderque a apologia é uma arma de defesa e não de ataque. Um instrumento que somente pode ser usado quando necessário, e não em todos os momentos. Fazendo uma alusão às arma reais, a apologia é um escudo e não uma espada. Portanto, somente terá valia quando alguém tencionar ferir a fé cristã. a apologia dever ser muito bem empregada caso contrário trará mais prejuízos que benefícios e, algumas vezes, poderá criar mais empecilhos para as pessoas irem a Cristo, obstruindo com isso o caminho da salvação.
No texto áureo da defesa da fé cristã, Pedro diz:
"Antes santificai a Cristo em vossos corações, e estejais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós".
Pedro , nessa passagem, dá-nos as bases da apologia cristã.
* Santificação de Cristo em nossos corações
Antes de oferecermos as repostas é necessário a santificação de Cristo em nossos corações; a separação do mundo e a comunhão íntima com Deus.
* Preparação para responder
A preparação deve ser tanto no que diz respeito à espiritualidade (oração e jejum) e conhecimento (estudo da palavra, teologia, filosofia ciência, etc).
A apologia deve ser usada como resposta, ou seja, somente quando algum descrente pedir a razão daquilo em que cremos. Não se pode fazer dela um pretexto de discussões.
* Ter mansidão e temor
Precisa ser empregada com mansidão e temor. Nossas palavras não podem ferir aqueles para quem estamos pregando o evangelho.
Usemos a apologia para ganhar almas, não para afugentá-las.
(Valmir Nascimento Milomem)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Josepfh Smith Jr.


Era filho de Joseph Smith e Lucy Smith.Seu pai era místico e, segundo Walter Martin ( um dos maiores herisarcas do mundo), em sua obra O império das Seitas, p. 96, Josef Smith pai do fundador da SDU ou mórmons, ocupava grande parte do seu tempo á procura de tesouros escondidos e se envolveu com falsificação de dinheiro, sua mãe era também mística e supersticiosa. O fundador do mormonismo nasceu em Sharon, Estado de Vermont, nos Estados Unidos, em 23 de Dezembro de 1805. Sua família mudou-se para Manchester, Nova Iorque, quando ele tinha aproximadamente 14 anos de idade.
E aos 14 anos, muito preocupado por causa de "uma agitação anormal sobre questões religiosas", de maneira generalizada envolvendo todas as "seitas", ai menciona, nominalmente, os metodistas, presbiterianas, e batistas(Pérola de Grande valor- PGV, Joseph Smith 2.5). Por essa razão, queria saber qual a verdadeira igreja. Meditando em Thiago 1: 15, como obter sabedoria,, relata que estava orando, pedindo a Deus orientação sobre essa questão quando teve uma visão: num bosque, eram o Pai e seu Filho Jesus Cristo (Jo 1:18; I Jo 4:12; Ex 33:18.20) ocasião em que lhe perguntando qual religião verdadeira e a qual delas deveria afiliar-se. A respostas dos supostos personagens seria que todas as igrejas haviam se apostado de seus credos eram uma abominação ( PGV, Joseph Smith 2 10, 11, 15-20).

Em  maio de 1829, alega ter recebido , juntamente com Oliver Cowdery, outra visão; João Batista apareceu numa nuvem, impondo sobre eles as mãos, conferindo-lhes o sacerdócio de Arão. Depois, os dois batizaram-se, um ao outro, e um ao outro ordenaram-se. Alguns dias depois, 15 de maio do mesmo ano, teriam recebido de Pedro, Tiago e João o sacerdócio de Melquisedeque e autoridade para imposição de mãos, transmitindo o dom do Espírito Santo( PGV, Joseph Smith 2. 66-75)
Foi preso duas vezes em 1844, uma turba enfurecida atacou a cadeia, e, nesse motim, morreram Joseph Smith Jr. e seu irmão Hyrum, Isso levou os mormons a considerá-lo herói e mártir( D&C 153.6). até onde se sabe, mártir não morre empunhando armas.
Ao morrer Smith deixou 28 viuvas, o número não oficial é de 48 mulheres.

Fonte de pesquisa;
Heresias e Modismos, Esequias Soares
Desmascarando as Seitas, Natanael Rinaldi e Paulo Romeiro

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Indiano está com o braço levantado há 38 anos.

Sadhu Amar Bharati: na Índia, um homem que virou símbolo dos seguidores de Shiva; em Esquisitices, motivo de sobra para virar noticia...
Até o começo da década de 70, Amar era um homem comum da classe média, com uma vida simples.
Ele tinha emprego, casam família e três filhos. Só que um dia, ele acordou e resolveu que iria viver com o braço para cima, em nome de sua devoção ao deus Shiva.

Segundo o site Oddity Central, em 1973. o cara reparou que ainda estava muito ligado ás coisas materiais da vida mortal e resolveu se separar dos demais fazendo o que sabe de melhor, manter o braço erguido. Exactamente, são 38 anos com a "axila ao vento", digamos.
Amar inspirou outros a levantarem o braço em nome da paz e da harmonia. Alguns alcançaram 7, 13 e até 25 anos assim, mas ninguém conseguiu repetir seu feito.

Shiva;
Shiva ou Xiva é um deus ("Deva") hindu, o Destruidor (ou o Transformador), participante da Trimurti juntamente com Brama (Brahma), o Criador, e Vixnu (Vishnu), o Preservador.
Na tradição hindu, Shiva é o destruidor, que destrói para construir algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de "renovador" ou "transformador". As primeiras representações surgiram no período Neolítico (em torno de 4.000 a.C.) na forma de Pashupati, o "Senhor dos Animais". A criação do yôga, prática que produz transformação física, mental e emocional, portanto, intimamente ligada à transformação, é atribuída a ele.
Shiva é o deus supremo (Mahadeva), o meditante (Shankara) e o benevolente, onde reside toda a alegria (Shambo ou Shambhu).
O tridente que aparece nas ilustrações de Shiva é o trishula. É com essa arma que ele destrói a ignorância nos seres humanos. Suas três pontas representam as três qualidades dos fenômenos: tamas (a inércia), rajas (o movimento) e sattva (o equilíbrio)
A naja é a mais mortal das serpentes. Usar uma serpente em volta da cintura e do pescoço simboliza que Shiva dominou a morte e tornou-se imortal. Na tradição da ioga, ela também representa kundalini, a energia de fogo que reside adormecida na base da coluna. Quando despertamos essa energia, ela sobe pela coluna, ativando os centros de energia (chakras) e produzindo um estado de hiperconsciência (samádhi), um estado de consciência expandida.
No topo da cabeça de Shiva se vê um jorro d'água. Na verdade é o rio Ganges (Ganga) que nasce nos pés do Senhor Vishnu, e jorra na cabeça de Shiva. Há uma lenda que diz que Ganges era um rio muito violento e não podia descer à Terra pois a destruiria com a força do impacto. Então, os homens pediram a Shiva que ajudasse e ele permitiu que o rio tão logo saísse do Mundo Espiritual, caísse primeiro sobre sua cabeça, amortecendo o impacto e depois, mais tranqüílo, corresse pela Terra.
Shiva está intimamente associado ao fogo, pois esse elemento representa a transformação. Nada que tenha passado pelo fogo, permanecerá o mesmo: o alimento vai ao fogo e se transforma, a água se evapora, os corpos cremados viram cinzas. Assim, Shiva nos convida a nos transformarmos através do fogo da ioga. O calor físico e psíquico que essa prática produz nos auxilia a transcender nossos próprios limites.

Este blog é Cristão, esta publicação é meramente informativo.
 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Crenças do Islamismo

Um só Deus
O islamismo é uma religião monoteísta. Maomé proclamou que só Alá é Deus; outros ídolos não devem ser adorados. Os muçulmanos rejeitam o conceito cristão da Trindade.

O Profeta de Deus
Os muçulmanos acreditam que Deus enviou vários profetas ás nações para ensinar seus caminhos aos homens que estavam andando errado. Maomé é considerado o maior e o ultimo profeta de Deus, sendo o Jesus o segundo, depois de Maomé, Outros profetas importantes são: Adão, Abraão e Moisés. Acredita-se que a cada profeta foram entregues livros, mas a palavra final autorizada, a revelação, veio exclusivamente a Maomé: Alcorão.

O Livro dos Livros
Os muçulmanos acreditam que Deus falou e deu alguns livros aos profetas. No Alcorão ( de Maomé) há referências á Torá( de Moisés), ao Suhuf( folhas ou livros dos profetas), ao Zabur(Salmos de Davi) e o Injil( o Evangelho de Jesus).

A Ressurreição e o Julgamento
acreditam os muçulmanos que um dia a trombeta soará e os mortos ressuscitarão e serão julgados por seus feitos. Crêem, ainda, no paraíso e no inferno. Todavia, nada dizem sobre onde estarão até o dia do julgamento. Apenas aos que morreram assassinados, como martíres, nas batalhas pelo islamismo é concedido o acesso imediato ao paraiso. Deus tem o absoluto direito de enviar qualquer indivíduo para qualquer lugar que lhe agrade.

Os Anjos
Os muçulmanos acreditam que Deus criou os anjos sem pecado. Nas tradições ( uma série de livros) esses seres celestiais são vistos em várias posições. Alguns deles vivem em adoração a Deus, outros intercedendo pelos muçulmanos e há aqueles que ajudam nas batalhas, cuja a missão é matar. Ainda nas Tradições, aparecem quatro anjos: Gabriel, Miguel, Israil, o anjo da morte, e Israfil, o anjo que tocará a trombeta no ultimo dia para acordar a morte. Gabriel trouxe a =mensagem de Deus diretamente a Maomé. O Alcorão também atribui a Gabriel o aparecimento á Virgem Maria anunciando que ela teria um filho.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Espírito de Adivihação

Com o grande crescimento do movimento pentecostal, surgiram muitas pessoas mal intencionadas, procurando ter aproveito das crenças das pessoas, seja financeiras ou apenas "ibope" falam línguas, bem estranhas, que de longe é dom de Deus, se intitulam profetas de Deus, desvendando a vida alheia brincando com os sentimentos de quem está passando por um processo difícil em sua vida, com a fé abalada, em uma situação em que se encontra com o coração aberto para escutar uma palavra de conforto espiritual, e sujeita também aos falços profetas, que se utilizam da LEITURA FRIA, uma técnica que estuda as expressões das pessoas, os gestos, o jeito do individuo falar ou se expressar, para interpretar o que a pessoa está sentindo, analisa sua casa seus pertences, e nunca pregam de imediato, sempre puxam uma boa conversa antes, depois é só espor os dados que ajuntou, conforme a pessoa aceita ele continua sem parar até deixar o cidadão em prantos, pronto vai encher de gente bajulando o "profeta".
Existe muitos homens de Deus, mas temos de ter cuidado com o que aceitamos como sendo da parte de Deus,"1 Amados, näo creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos säo de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."I Jo 4:1
Adivinhação consiste na revelação de segredos do passado, do presente e do futuro, essa prática associa-se á feitiçaria, que é o intento de usar poderes do mundo espiritual para influenciar as pessoas ou até eventos.

"16 E aconteceu que, indo nós à oraçäo, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvaçäo, säo servos do Deus Altíssimo.
18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
19 E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados." At 16:16.19

O Senhor Jesus proveu sua igreja com os dons espírituais, com recursos, para que possamos realizar as obras de Deus. O discernimento de espíritos é um dos dons espirituais.
Não confundir  com telepatia, nem com a arte de ler a mente de outras pessoas e, muito menos, de "detetives espirituais". Não é monopólio de nenhum crente, é dado á igreja, conforme a vontade do Espírito Santo" repartindo cada um como quer" (I Co 12:11) e "para o que for útil" ( I Co 12:7)