Colaboradores

Amigos que me acompanham

terça-feira, 28 de junho de 2011

O Sábado no Cristianismo

O Antigo Testamento, EM TERMOS DE PRÁTICA não tem mais validade para os Cristãos, estamos sob uma nova aliança em Cristo, ultima perfeita e definitiva. O Novo Testamento, não recomenda um dia específico para o descanso semanal, se o fizesse estaria voltando aos primeiros rudimentos.
A aliança em Cristo, ao contrário da lei antiga, é eterna e imutável.Os cristãos passam para a eternidade em Jesus, que é o sábado perpétuo, o repouso dos remidos, o descanso para sempre.
A mensagem de Jesus para os cristãos diz respeito a salvação que está nele, subsiste nele e se eterniza nele através de seu sacrifício vicário, não mais dependendo mais do esforço próprio em guardar a lei ou adquirir méritos próprios.
As pessoas guardavam a lei mais por medo dos homens, que aplicavam as punições segundo a lei, do que o amor a Deus, "3  E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4  E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5  E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?" Jo 8:3.5. Ai está a falha da lei, por isso que ela era impotente para salvar, entre outros motivos, além de virar um jogo político, qualquer um que desagradasse os acusadores, lhe era atribuído um pecado para assim for punido, veja o exemplo do próprio Cristo.

O ponto central da salvação em Cristo é a instituição da graça de Deus em fazer Jesus homem para morrer pelos pecados da humanidade, descansar nesse ou naquele dia já não tem implicações espirituais,´pois passou a ser de livre escolha do homem, um ato exclusivo da sua vontade.

A palavra SÀBADO vem do hebraico SHABATH, que significa originalmente "cessar" ou "encerrar", no sentido de parar de fazer, terminar algo que se começou e que não se vai fazer novamente, posteriormente, a palavra sofreu uma modificação de sentido, passando a ser entendida como descanso ou repouso
Ex:" Assim os céus e a terra e todo o seu exército foram ACABADOS" Almeida- Revista e Corrigida(SSB)
Assim fica evidente que nos tempos de folga, devemos reservá-lo a Deus, não um dia específico, mas assim que terminarmos os afazeres impostos pelas responsabilidades.
O povo judeu estava vindo de um regime de escravidão, não é preciso ser versado em direito para entender-se que Deus estava elaborando um código de leis, através do qual seria possível a implantação de um poder judiciário em meio ao povo para zelar pelo cumprimento das leis, que estaria orientado a conduta moral e religiosa da nova nação hebraica, sob o sistema de governo teocrático, representado pela classe sacerdotal.
Como não havia um dia de descanso pré-estabelecido para um povo que acabava de sair da escravidão, Deus constituiu uma semana de sete dias e colocou o ultimo dia de descanso, com o nome de sábado.

"14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15 E, despojando os principados e potestades, os expós publicamente e deles triunfou em si mesmo.
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," Cl 2:14.16


"1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidäo debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoçäo de filhos.
6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos coraçöes o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Assim que já näo és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
8 Mas, quando näo conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza näo säo deuses.
9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Receio de vós, que näo haja trabalhado em väo para convosco." Gl 4:1.11

sábado, 25 de junho de 2011

Cristo, o incomparável...

Como definir nosso Salvador, como expressar tanta magnitude, Rei, TODO PODEROSO, PRIMEIRO o ULTIMO, ALFA e o OMEGA, o principio de toda a criação, quem mais se sacrificaria para dar a  salvação para toda a humanidade corrompida e mal agradecida, que até os dias de hoje muitos não o aceitaram como Deus, procuram o diminuir, colocando apenas como profeta ou um anjo, sendo estes seus servos.

"8 Portanto, näo te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das afliçöes do evangelho segundo o poder de Deus,
9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocaçäo; näo segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
10 E que é manifesta agora pela apariçäo de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupçäo pelo evangelho;" II Tm 1:8.10

"6  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Is 9:6

"20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" I Jo 5:20

Há grande consequencia em não aceitar Jesus como  EU SOU (EGO EIMI), o próprio Jesus alertou os judeus " Morrereis em seus pecados" Jo 8:24, todo a honra e a glória seja dado a Jesus nosso Salvador, Amém!




<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/4c1W1L6ljrQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ellen Gold White

Uma mulher inteligente, incansável e irredutível em suas posições ideias e pensamentos, casada com o erudito James White, Ellen tornou-se verdadeira profetiza do adventismo do sétimo dia, nasceu em 1827 e faleceu em 1915, depois de uma vida produtiva para o movimento que iniciou juntamente com Miller e outros. Ao contrário de Willian Miller, que pregava  o que realmente acreditava, a senhora White tinha consciência de que estava fazendo algo pessoal para ganhar seguidores, introduzindo sua visões pessoais da bíblia, doutrinas e conceitos, como já demonstrei em uma matéria publicada aqui neste meio, ela tinha um pensamento racista, chegando até sugerir que algumas espécies de homens era o resultado de amálgama( mistura, fusão, cruzamento) entre homem e animal, gostava de se impor, até recomendou que trajes que as mulheres deveriam usar nas reuniões, dando a ideia que seus escritos é tão divinamente inspirados quanto a bíblia.
Sua maior obra foi "O Conflito do Século", que se tornou verdadeiro best-seller, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos desde sua primeira tiragem e tornou-se de leitura obrigatória entre os adventistas.
A principal contribuição de E.G.W. para o adventismo foi a sua "teoria do santuário". Segundo ela, nas passagens de Dn 8: 13.14, o santuário a que se refere encontra-se no céu e serviu de modelo para Moiséis construir o tabernáculo no deserto. Diz ela que, em 22 de Outubro de 1844, Jesus deixou o trono á direita do Pai e, como sacerdote, entrou nesse santuário celestial para purificá-lo, devendo permanecer em seu interior até sua volta á terra.
A senhora White, em diversos de seus escritos, salientando-se "A Grande Controvérsia", divulgou o pensamento adventista, evidenciando a crença de serem eles herdeiros directos dos reformadores, como um privilégio especial, deixando transparecer que nenhum outro grupo denominacional foi digno de receber a honrosa missão de trazer o cristianismo de volta ás raízes da reforma, Vem ai o sectarismo característico dos adventistas e o poselitismo por eles praticado.
Acreditam ser possível conduzir a obra da reforma somente através da igreja Adventismo Do Sétimo Dia. Com esse pensamento, passaram observar alguns legalismo que os fizeram diferentes dos demais, como a guarda do sábado, a rejeição alimentar conforme Levítico 11 e algumas concepções doutrinárias, resultando em conflito com o maior ensino da reforma e do Novo Testamento, que sustenta  a justificação GRAÇA em Jesus Cristo e pela fé.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A SUTILEZA DE SATANÁS

Sutileza é a arte da persuasão do engano e do disfarce, se utilizam da eloquência das palavras para impor uma ideologia ou levar alguém a tomar uma atitude que por si só não tomaria, Fundadores de seitas ou movimentos que contradizem do Cristianismo na teologia e na ética, são seus representantes.
Eles são contra tudo aquilo que cremos e pregamos desde o princípio e procuram contestar com argumentos ardilosos, sofismas e persuasão.
Seus argumentos são recursos retóricos bem elaborados e persuasivos, para convencer o povo a crer num Jesus estranho ao Novo testamento.

" Mas temo que, assim com a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão sofrereis." II Co 11: 3.4

Lobos em pele de cordeiro, se dizem Cristãos, evangélicos procurando agir como nós no seu modus vivendi e naquilo que pregam como os movimentos unicistas, suas mensagens vista de maneira superficial, também parecem bíblicas.

" Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos de ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mt 7;15

Os representantes de Janes e Jambres estão presentes ao longo da história do povo de Deus;

"E faraó também chamou sos sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos" Ex 7: 11

" E, como Janes e Jambres resistiram a Moiséis, assim também estes resistem á verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto á fé" II Tm 3:8

Eles, em muitas situações, preocupam-se muito com a aparência, pois costumam apresentar-se seu movimento religioso como paraíso perfeito. O apóstolo Paulo deixou Timóteo em Éfaso para não permitir o ensino de "outra doutrina." O'Ensino apostólico é que nos afastemos dos que apresentam a aparência de piedade.

" Como te roguei, quando parti para Macedônia, que ficasse em Éfaso, para advertirdes que não ensinem outra doutrina" I Tm 1: 3

" Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Deste afasta-te" II Tm 3: 5

Já vimos que a subtileza é uma poderosa arma usada pelos heresiarcas e seus agentes

" Tende cuidado, para que ninguém faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo:" Cl 2: 8

Cuidado; essas subtilezas impedem as pessoas de ver a verdade e, como consequencia, tornan-se cativas. Isso vem atravenssando os séculos e, hoje, é um dos maiores desfios da igreja.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Puro Preconceito


 Descrevendo um grande pecado, a Sra White relatou:
      "Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça
      pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama de homem e besta que
      deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte." (Spiritual
      Gifts, Vol. 3, pg.64, 1864).
      "Toda espécie de animal que Deus criou foi preservada na arca. As espécies
      confusas que Deus não criara, resultantes da amálgama, foram destruídas
      pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amálgama de homem e besta como
      pode ser visto nas quase infindáveis variedades de espécies animais e em
      certas raças de homens."( Spiritual Gifts, Vol. 3, pg. 75, 1864).

Amálgama= mistura, fusão,
A que raça de homem que a Sr. White se referia?

Por este pensamento muitos morreram, por não ser loirinho de olhos azuis, esta senhora induzia os fiéis a seguir suas ideologias conforme suas visão das coisas, distorcendo acontecimentos bíblicos para enfatizar suas teorias absurdas, cogitando até procriação entre homem e animal, neste texto não fica evidente a que tipo de raça ela se referia, mas em outra publicação ela deixa evidente sua repulsão. 
     
     "Mas há uma objeção ao casamento da raça branca com a preta. Todos devem
      considerar que não têm o direito de trazer à sua prole aquilo que a coloca
      em desvantagem; não têm o direito de lhe dar como patrimônio hereditário
      uma condição que os sujeitariam a uma vida de humilhação. Os filhos desses
      casamentos mistos têm um sentimento de amargura para com os pais que lhes
      deram essa herança para toda a vida". ( EG White, Mensagens Escolhidas -
      vol.2; Editora Casa Publicadora, Sto. André- SP; 1985- pág. 343 e 344).
      Parece que pelo que escreveu a Sra. White, ser negro é:

      a) Estar em desvantagem em relação aos brancos;

      b) Carregar um patrimônio hereditária inferior;

      c) Viver uma vida de humilhação;

      d) Ser amargurado por ser negro;

      e) Viver proibido de se relacionar com um parceiro branco.

Salomão recebeu a Rainha de Sabá, que era negra, e Jesus Cristo elogiou a sua sabedoria (I Rs 10; Mt 12.42).

      Após 1871, os parágrafos do amálgama foram omitidos das edições
      posteriores. E o filho de Ellen White, W.C. White, explicou: "Quanto aos
      dois parágrafos que se encontram em Spiritual Gifts e também em Spirit of
      Prophecy, relativamente ao amálgama e à razão por que foram omitidos dos
      livros posteriores, e à questão de quem assumiu a responsabilidade de
      omiti-los, posso falar com perfeita clareza e convicção. Eles foram
      omitidos por Ellen G. White". "A Sra. White não só tinha bom juízo baseado
      numa compreensão clara e abarcante das condições e as conseqüências
      naturais de publicar o que escrevia, como muitas vezes recebia instruções
      diretas do anjo do Senhor em relação com o que devia ser omitido ou
      acrescentado nas novas edições." (mensagens escolhidas vol 3 pg 452).

      O Senhor ama a todos, pois assim nos diz a bíblia

      "13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." I Co 12:13

         Não importa a cor da pele, somos um em Cristo Jesus, mas jamais poderíamos ser um em
      concordância com as afirmativas da Sra. White.