O Antigo Testamento, EM TERMOS DE PRÁTICA não tem mais validade para os Cristãos, estamos sob uma nova aliança em Cristo, ultima perfeita e definitiva. O Novo Testamento, não recomenda um dia específico para o descanso semanal, se o fizesse estaria voltando aos primeiros rudimentos.
A aliança em Cristo, ao contrário da lei antiga, é eterna e imutável.Os cristãos passam para a eternidade em Jesus, que é o sábado perpétuo, o repouso dos remidos, o descanso para sempre.
A mensagem de Jesus para os cristãos diz respeito a salvação que está nele, subsiste nele e se eterniza nele através de seu sacrifício vicário, não mais dependendo mais do esforço próprio em guardar a lei ou adquirir méritos próprios.
As pessoas guardavam a lei mais por medo dos homens, que aplicavam as punições segundo a lei, do que o amor a Deus, "3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?" Jo 8:3.5. Ai está a falha da lei, por isso que ela era impotente para salvar, entre outros motivos, além de virar um jogo político, qualquer um que desagradasse os acusadores, lhe era atribuído um pecado para assim for punido, veja o exemplo do próprio Cristo.
O ponto central da salvação em Cristo é a instituição da graça de Deus em fazer Jesus homem para morrer pelos pecados da humanidade, descansar nesse ou naquele dia já não tem implicações espirituais,´pois passou a ser de livre escolha do homem, um ato exclusivo da sua vontade.
A palavra SÀBADO vem do hebraico SHABATH, que significa originalmente "cessar" ou "encerrar", no sentido de parar de fazer, terminar algo que se começou e que não se vai fazer novamente, posteriormente, a palavra sofreu uma modificação de sentido, passando a ser entendida como descanso ou repouso
Ex:" Assim os céus e a terra e todo o seu exército foram ACABADOS" Almeida- Revista e Corrigida(SSB)
Assim fica evidente que nos tempos de folga, devemos reservá-lo a Deus, não um dia específico, mas assim que terminarmos os afazeres impostos pelas responsabilidades.
O povo judeu estava vindo de um regime de escravidão, não é preciso ser versado em direito para entender-se que Deus estava elaborando um código de leis, através do qual seria possível a implantação de um poder judiciário em meio ao povo para zelar pelo cumprimento das leis, que estaria orientado a conduta moral e religiosa da nova nação hebraica, sob o sistema de governo teocrático, representado pela classe sacerdotal.
Como não havia um dia de descanso pré-estabelecido para um povo que acabava de sair da escravidão, Deus constituiu uma semana de sete dias e colocou o ultimo dia de descanso, com o nome de sábado.
"14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15 E, despojando os principados e potestades, os expós publicamente e deles triunfou em si mesmo.
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," Cl 2:14.16
"1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidäo debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoçäo de filhos.
6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos coraçöes o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Assim que já näo és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
8 Mas, quando näo conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza näo säo deuses.
9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Receio de vós, que näo haja trabalhado em väo para convosco." Gl 4:1.11
Nenhum comentário:
Postar um comentário