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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ellen Gold White

Uma mulher inteligente, incansável e irredutível em suas posições ideias e pensamentos, casada com o erudito James White, Ellen tornou-se verdadeira profetiza do adventismo do sétimo dia, nasceu em 1827 e faleceu em 1915, depois de uma vida produtiva para o movimento que iniciou juntamente com Miller e outros. Ao contrário de Willian Miller, que pregava  o que realmente acreditava, a senhora White tinha consciência de que estava fazendo algo pessoal para ganhar seguidores, introduzindo sua visões pessoais da bíblia, doutrinas e conceitos, como já demonstrei em uma matéria publicada aqui neste meio, ela tinha um pensamento racista, chegando até sugerir que algumas espécies de homens era o resultado de amálgama( mistura, fusão, cruzamento) entre homem e animal, gostava de se impor, até recomendou que trajes que as mulheres deveriam usar nas reuniões, dando a ideia que seus escritos é tão divinamente inspirados quanto a bíblia.
Sua maior obra foi "O Conflito do Século", que se tornou verdadeiro best-seller, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos desde sua primeira tiragem e tornou-se de leitura obrigatória entre os adventistas.
A principal contribuição de E.G.W. para o adventismo foi a sua "teoria do santuário". Segundo ela, nas passagens de Dn 8: 13.14, o santuário a que se refere encontra-se no céu e serviu de modelo para Moiséis construir o tabernáculo no deserto. Diz ela que, em 22 de Outubro de 1844, Jesus deixou o trono á direita do Pai e, como sacerdote, entrou nesse santuário celestial para purificá-lo, devendo permanecer em seu interior até sua volta á terra.
A senhora White, em diversos de seus escritos, salientando-se "A Grande Controvérsia", divulgou o pensamento adventista, evidenciando a crença de serem eles herdeiros directos dos reformadores, como um privilégio especial, deixando transparecer que nenhum outro grupo denominacional foi digno de receber a honrosa missão de trazer o cristianismo de volta ás raízes da reforma, Vem ai o sectarismo característico dos adventistas e o poselitismo por eles praticado.
Acreditam ser possível conduzir a obra da reforma somente através da igreja Adventismo Do Sétimo Dia. Com esse pensamento, passaram observar alguns legalismo que os fizeram diferentes dos demais, como a guarda do sábado, a rejeição alimentar conforme Levítico 11 e algumas concepções doutrinárias, resultando em conflito com o maior ensino da reforma e do Novo Testamento, que sustenta  a justificação GRAÇA em Jesus Cristo e pela fé.

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