Anlise:"11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;"Tt 2: 11.13.
12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;"Tt 2: 11.13.
"18 E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?"I Pe 4 :18
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens",Ele está dando a possibilidade de salvação a todos, porém, tem um critério,"Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo."
É lógico que não desfaço da Unisciencia de Deus, creio que Deus tendo o conhecimento de nossas vidas, ele nos guia pela sua Palavra e pelo Espírito Santo, para não nos desviarmos, ele nos aponta o caminho, a escolha de seguirmos é nossa.Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo."
Se um pai tem dois filhos, ele deseja um futuro brilhante para os dois, não apenas um bem sucedido e sobrando o fracasso para o outro.
Creio em um Deus misericordioso, que não tem prazer na na morte do ímpio "11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que näo tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?" Ez. 33: 11
Analisem:
"17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." Ap 22:17
"4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Gl 4:4
"23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará." Lc 9:23
O que define a nossa salvação é a Graça de Deus, mediante nossa humilhação e a seriedade em que praticamos seus ensinamentos, e o quanto buscamos a sua misericórdia, se a salvação temos que tomar cuidado para não perde-la, e se temos conhecimento de pessoas que cometeram pecado, não lancemos este no inferno, como se ele tivesse nascido para isto, uma palavra pode fazer uma grande diferença, "19 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados." Tg 5: 19.20
Não devemos condenar ninguém por antecipação, nos fazendo superiores aos demais!!!!
primeiramente eu gostatia de mostrar alguns versos aqui q afirma o tema debatido
ResponderExcluirproverbios 16:4 - "O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal."
romanos 9:22 - "E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição."
romanos 8:29,30 - "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou."
efesios 1:3-6;11,12 - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo"
1 pedro 1:2 - "eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas."
apocalipse 17:8 - "A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir."
entre outros...
os arminianos pegam todas as passagens q afirmam a morte de Cristo "por nós"(Rm 5:8; 1 Ts 5:10), ou por suas ovelhas (Jo 10:11,15), ou pela "igreja"(Ef 5:25; At 20:28) ou pelos "filhos de Deus"(Jo 11:52) ou por aqueles q "estão sendo santificados"(Hb 10:14) e dizem q o significado é este: Deus planejou e designou a expiação em favor de todas as pessoas, mas só a aplica de modo eficaz apenas àqueles q crêem e se tornam parte de "nós", das "ovelhas", da "igreja" e dos "filhos de Deus", assim sendo, "Cristo morreu por você" significa: se vc se arrepender de seus pecados e crer em Cristo o sangue dEle cobrirá os seus pecados e possibilitará a vc a salvação; até aí eu considero biblico esse ensino, mas os arminianos negam algo q creio eu a Biblia ensina, ele negam a morte de Cristo "por nós", pelas "ovelhas", pela sua "igreja" e pelos "filhos de Deus" a fim de obter para o seu povo mais do q os beneficios q eles recebem depois de crerem, negam q a morte de Cristo foi intencionada por Deus não somente para obter os beneficios depois de crerem,mas tbm q foi intencionada por Deus para obter a propria disposição de crer, ou seja, a graça divina q é necessaria para vencer a dureza de nosso coração, para q nos tornemos crentes em Cristo, eles negam.. não há contendas a respeito do fato de q Cristo morreu para q todos os q cressem nEle obtivessem beneficios, não há disputas sobre o fato de q Cristo morreu para q pudessemos dizer em todos os lugares q Deus entregou seu Filho unigenito para morrer pelo pecado, a fim de q se alguem crer nEle terá a vida eterna, assim afirmamos João 3:16; porem, há discordancia sobre o fato de Deus ter planejado q a morte de Cristo mais do q essas duas coisas: beneficios salvadores depois da fé e um convite genuino dirigido a qualquer pessoa para q ela creia em Cristo para salvação.. aí a pergunta: Deus tencionou q a morte de Cristo obtivesse o dom da fé(Ef 2:8) e do arrependimento(2 Tm 2:25)? o sangue de Cristo obteve tanto os beneficios posteriores como a propria fé? a interpretação historica dos arminianos referente a qualquer dos textos "universais" quanto à expiação contradiz, necessariamente, este "mais" q estou afirmando a respeito da intenção de Deus para a morte de Cristo? (textos como 1 Tm 2:6; 1 Jo 2:1,2; Hb 2:9; 2 Co 5:19; Jo 1:29)... creio q não ..
ResponderExcluir- a interpretação destes não contradiz minha afirmação, antes, comprava oq eu digo; os arminianos, assim como os calvinistas, evitam dizer q esses versiculos ensinam uma salvação universal, porem eles não ensinam q a morte de Cristo "por todos" salva, de fato, todos, mas eles dizem, assim como millard erickson, q Deus planejou q a expiação tornasse a salvação possivel a todas as pessoas, assim, no ponto de vista arminiano, Cristo morreu por todos, mas esta morte só se torna eficaz quando aceita pelo individuo; agora vejam oq os arminianos não dizem, eles não dizem q na morte de Cristo, Deus planejou salvar eficazmente todos aqueles em favor dos quais Cristo moreu( poucos são os q entram pela porta estreita), afirmam apenas q Deus tenciona tornar possivel a salvação de todos em favor dos quais Cristo morreu, mas essa interpretaçaõ desses textos "universais" não contradiz a afirmação calvinista de q Deus realmente tenciona obter a graça da fé e do arrependimento para um grupo definido de pessoas através da morte de Cristo, e eles não pedem negar isso com base na sua interpretação dos textos "universais" concernentes a expiação, pois tais interpretaçõs apenas afirmam q todos podem ter a salvação, SE crerem, eis a solução: Deus fez este "mais" na morte de Cristo, Ele não o fez por todos, portanto a expiação se torna "limitada", é aí q os arminianos tropeçam: existe algo q Deus fatia para ter alguns incrédulos salvos q não o faria por todos? essa limitação de "mais graça" para alguns implica uma escolha da parte de Deus, para intervir, dicisiva e eficazmente a salvação de alguns e não todos, essa é a verdadeira pedra de tropeço para aqueles q dão ao homem e não a Deus a decisão final a respeito de quem será salvo, ou seja, quando afirmamos a essencia do q os arminianos crêem(millard erickson), mas tbm "mais" que os calvinistas crêem(o sangue de Cristo obtem a fé e a perseverança dos santos), Cristo pagou, não somente para tornar possivel o casamento, mas tbm para destruir as portas da prisão e tomar sua esposa pa Si mesmo.....
ResponderExcluirObs:texto de John Piper no livro "Provai e Vede" ......