Colaboradores

Amigos que me acompanham

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Apologia X Debate


O que se vê em muitas comunidades evangélicas na Internet, ou até em conversas olho no olho, é uma disputa para ver quem tem mais eloquência ou mais textos decorados, discursos prontos, mais com o intuito de se engrandecer, ao invés de instruir as pessoas para uma vida cristã, só consideram o que expõem, nunca analisam´o que lhe é derejido, em uma soberba tremenda, rejeitando a possibilidade de aprender, é lógico que tendo a certeza, ainda mais em questão religiosa, temos que expor nossos conhecimento com convicção, mas não com imposição. Tendo como princípio o amor á Deus e a sua Palavra, em uma pesquisa eu achei este texto que queria lhes apresentar:

Muitas pessoasconfundem apologia com debates e discussões. Pensam que a finalidade exclusiva da defesa da fé cristã é simplesmente vencer seu oponente em um embate de raciocínios lógicos, ou seja, sair vencedor de um confronto entre cosmovisões e pensamentos conflitantes.

De forma alguma
Em verdade,, o escopo principal da apologia é ganhar almas. O objetivo é levar pessoas para o Reino de Deus. Não existe nenhum mérito espiritual em utilizar conhecimentos teológicos, filosóficos e científicos somente para derrotar a outra pessoa e fazê-la ficar confundida.
Deve-se compreenderque a apologia é uma arma de defesa e não de ataque. Um instrumento que somente pode ser usado quando necessário, e não em todos os momentos. Fazendo uma alusão às arma reais, a apologia é um escudo e não uma espada. Portanto, somente terá valia quando alguém tencionar ferir a fé cristã. a apologia dever ser muito bem empregada caso contrário trará mais prejuízos que benefícios e, algumas vezes, poderá criar mais empecilhos para as pessoas irem a Cristo, obstruindo com isso o caminho da salvação.
No texto áureo da defesa da fé cristã, Pedro diz:
"Antes santificai a Cristo em vossos corações, e estejais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós".
Pedro , nessa passagem, dá-nos as bases da apologia cristã.
* Santificação de Cristo em nossos corações
Antes de oferecermos as repostas é necessário a santificação de Cristo em nossos corações; a separação do mundo e a comunhão íntima com Deus.
* Preparação para responder
A preparação deve ser tanto no que diz respeito à espiritualidade (oração e jejum) e conhecimento (estudo da palavra, teologia, filosofia ciência, etc).
A apologia deve ser usada como resposta, ou seja, somente quando algum descrente pedir a razão daquilo em que cremos. Não se pode fazer dela um pretexto de discussões.
* Ter mansidão e temor
Precisa ser empregada com mansidão e temor. Nossas palavras não podem ferir aqueles para quem estamos pregando o evangelho.
Usemos a apologia para ganhar almas, não para afugentá-las.
(Valmir Nascimento Milomem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário