DIVÓRCIO
Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 1Corintios cap.7:10,11.
Obs. A porta de emergência para salvar um casamento é se lembrar da aliança que foi feita, a humildade de ambos e a mudança de atitudes que agride o seu cônjuge.
Vemos na Bíblia Sagrada que a vontade de Deus é que o casamento permaneça até a morte.
Na [lei mosaica o divorcio era dado] principalmente quando o homem no casamento não encontrava virgindade na mulher Dt. 24:1. Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa.
Porem nos dias de Jesus o mesmo advertiu os fariseus a respeito do divórcio abusivo formulado por homens, contraditando a lei de Deus.
O divórcio no tempo de Moisés até Jesus foi permitido, Jesus nasceu sob a lei Gl. 4:4, cumprindo a lei Mt. 5:17. José decidiu deixar Maria segundo Dt. 24:1 quando notou que esta estava gravida não sendo ele o culpado, pois o mesmo não estando junto com Maria era compromissado com a mesma segundo a Lei e o costume dos Judeus Mt. 1:18,19.
O novo concerto foi estabelecido após a sua morte Mt. 26:26 a 28, predita em Jm. 31:31, nisto foi mudada a lei. Mudando-se o sacerdócio também se muda a lei Hb. 7: 11 a14.
Por causa da dureza dos corações dos homens foi permitido o divórcio, ver abaixo. O dialogo de Jesus e os fariseus estava sendo segundo a lei de Moisés; ao princípio não foi assim Mt. 19:8. Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio.
Para nos dá uma clareza no assunto, o mestre Jesus autentica Gênesis cap. 2:24. Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Compare Mt. 19:5.
Muitos lares são desfeitos por casais que após contraírem o matrimônio permanecem submissos e ligados a pais, filhos de casamento anteriores, até mesmo deixando esses controlar e servir de empecilho na vida conjugal de ambos.
Esta prática diverge dos princípios bíblicos como vimos, vindo a trazer graves consequências posteriores. Exemplo: Feito uma pesquisa nos áxilos detectaram que (noventa e cinco por cento dos idosos) foram vitimas de filhos que por sua causa foi destruída a vida conjugal dos pais. Hoje os abandonaram sem afetos e cuidados. Observe que (um pai e uma mãe cuidam de cem filhos, porém cem filhos não cuidam de um pai ou de uma mãe). Dois numa só carne é o casal e não pais ou filhos.
Segundo Deus o criador do homem e da mulher, um casal são dois em uma só carne, portanto não separe o homem o que Deus ajuntou. O marido biblicamente é a cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da igreja. O corpo tem vida enquanto está ligada a cabeça, quando esta se desliga do mesmo, deixa de viver.
A lei mosaica ordenava a morte de toda a mulher apanhada em adultério Lv.20:10 – Dt. 22:22 a 24.
Lv.20:10- O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.
Dt.22:22- Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.
23- Se houver moça virgem desposada e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela,
24- trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo. Assim exterminarás o mal do meio de ti.
Notamos na Bíblia que Jesus não aboliu nos seus dias o divorcio, pois Ele estava cumprindo a lei, Jesus procurou banir mortes por apedrejamento, pois veio buscar e salvar o que se havia perdido Lc.19:10. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
O divórcio em Israel Dt. 24:1 não era dado da mulher para o homem como vemos hoje, mas era do homem para mulher.
A mulher cristã nunca encontrará apoio bíblico para repudiar seu marido. “A Bíblia e a própria natureza ensina que a mulher é uma “adjuntora, ou seja, auxiliadora” do seu marido, pois o mesmo é sua cabeça.” Então a mulher não tem primazia sobre o marido, mas o marido sobre ela. Por este motivo Paulo diz em Rm. 7:2 que a mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Se a mulher esta ligada ao marido enquanto ele viver, ela não pode ser de outro, [nem ele esta livre dela enquanto ela também viver,] portanto qualquer que contrair outro matrimônio viverá em adultério.
Gênesis cap. 3:16 disse Deus a mulher: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Efésios 5:23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. A igreja que é a esposa de Cristo poderá repudia-lo e ter vida? Não!
O uso do véu é uma forma de reconhecimento desta lei, de forma que contrariando, será inútil o uso do véu, torna-se uma falsa submissão a Deus, os anjos e ao marido.
Há mulheres que diz que tudo mudou não observando que a natureza lhe ensina.
A mulher não está livre das dores de parto imposta no principio da criação; então nada foi mudado com respeito a natureza do homem e da mulher.
Rebeca ao avistar Isaque se cobriu com o véu, demonstrando com esse ato que o receberia como esposo daquele momento em diante.
Gn. 24:65 ...e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? respondeu o servo: É meu senhor. Então ela tomou o véu e se cobriu.
A igreja tem o dever de extrair sua doutrina da Bíblia, e não consentir que aqueles que não a observam e não a entende passe a implantar doutrinas estranhas na igreja.
Em que circunstância o homem pode repudiar sua esposa?
Resposta- Nos dias de Jesus só poderia repudiar sua esposa por relações sexuais ilícitas.
Mateus 19:9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Vemos no verso acima que o marido só poderia repudiar sua mulher por infidelidade, mesmo assim ela não está livre dele, porque o que casar-se com ela comete adultério. Isto porque ele vive como está em Rm.7:2 acima comentado.
É lícito casar-se com uma mulher repudiada? Isso é deixada pelo marido? Ou com um homem desquitado? Não!
Marcos 6:17,18 Porquanto o próprio Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque ele se havia casado com ela.
Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito ter a “mulher de teu irmão”.
Obs. João Batista disse isto porque Herodes casou-se com a mulher que recebeu carta de divórcio de seu irmão Filipe. Observando as palavras de João Batista vemos que esta ainda era considerada mulher de Filipe, mesmo sendo ela divorciada de Filipe e casada com Herodes.
Olhando com os óculos de muitos crentes, [Filipe e Herodias não deveriam ter mais vínculo] conjugal, uma vez que estavam unidos a outro corpo que supostamente deixara livre o cônjuge para contrair outro matrimônio. Jesus também anula essa hipótese exposta por muitos, ver João 4:17,18 Respondeu a mulher samaritana: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Se o homem que vivia com a mulher samaritana não era marido dela, é obvio que pertencia a outra mulher, mesmo ele vivendo em adultério com a samaritana.
João batista, Jesus e Paulo mostram que a mulher está ligada ao marido enquanto ele viver, Paulo descreve em Rm. 7:1 a 3. Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive?
Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da (“lei do marido”).
De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido. Repetimos o que divulgamos acima para que o leitor grave na memoria: Se a mulher está ligada ao marido enquanto ele viver, ele também está compromissado com ela não podendo casar-se com outra enquanto ela viver.
Lucas 16:18 Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.
No versículo acima, Jesus não dá direito a nenhum desquitado casar-se de novo.
Como Deus via o divórcio mesmo na lei mosaica?
Resposta- Ml. 2:16 Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.
Um cristão que não vive com a esposa tem o direito de dar-lhe carta de divórcio?
Resposta- O marido cristão não tem o direito de dar carta de divórcio a sua esposa. Isso a levaria a se sentir livre e casar-se com outro, vindo assim a viver o resto da vida cometendo adultério porque ele ainda vive.
Porque dizem alguns que o marido adúltero morreu espiritualmente, por esse motivo o casamento deve ser desfeito?
Resposta- Se o marido morreu espiritualmente, o mesmo ainda vive carnalmente, isso é o fator que faz o sentido do casamento, Jesus ensinou que após a união de ambos (são dois numa só carne Mt, 19:5). O casamento segundo a Bíblia são laços carnais, (dois numa só carne, isso é o mesmo sentimento no convívio) e não dois espíritos formando um só, pois na vida espiritual somos noiva de Cristo, isto indica que iremos viver com Ele no céu, a assembleia e igreja dos “espíritos dos justos aperfeiçoados”. Então aquele que peca é infiel espiritualmente ao seu noivo – Cristo. Infidelidades espirituais não podem afetar uniões matrimoniais carnais, cada um dará conta de seus atos perante Deus, ICo. 7:16.
Existem milhares de mulheres cristãs que embora estas provavelmente estejam vivas espiritualmente, convive com maridos descrentes, provavelmente mortos espiritualmente. Se o casamento carnal também fundisse dois espíritos em um, um não poderia pecar sem que o outro também pecasse, ou não poderia morrer um espiritualmente sem que o outro também morresse, não poderia um ser levado ao céu ou ao inferno sem que o outro também fosse! Não é isso que a Bíblia mostra!
1Co. 7: 12,13 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela.
13- E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Compare com Lc. 17:34 Digo-vos: Naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado.
Muitos cristãos contraíram matrimônio antes de serem cristãos, mas mesmo assim não estavam desobrigados cumprir a lei do casamento.
Jesus nos dá um exemplo, podemos ilustrá-lo como apoio ao nosso ponto de vista, ver Lc. 20: 29 a 36. Havia, pois, sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos; então o segundo, e depois o terceiro, casaram com a viúva; e assim todos os sete, e morreram, sem deixar filhos.
Depois morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual deles será ela esposa, pois os sete por esposa a tiveram?
Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento; mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos.
Nestes versos citados por Jesus quais é nosso ponto de apoio.
a)- Sete irmãos casaram-se sucessivamente com a viúva, qual deles foi unido em espírito com ela, se o matrimônio faz uma fusão também no espírito?
b)- Na ressurreição estando ambos em espíritos, qual deles seria considerado seu marido?
c)- Se todos ou alguns vivessem uma vida dentro ou fora da lei de Deus, qual seria aquele que traria benefícios ou malefícios a ela? Ver I Co. 7:16 16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?
I Co. 7:10,11 Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
A mulher deve ser responsabilizada por um possível pecado do marido, ou o marido da mulher?
Resposta- Sim, quando um não oferece ao outro o que é devido I Co 7:3 a 5, o apostolo Paulo recomenda que o homem tenha uma esposa para evitar que este viva em prostituição.
1Cor. 7:2 mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.
Existem entre casais aqueles que não da à devida atenção amorosa ao seu cônjuge, vindo assim a contribuir para um possível acidente na vida conjugal; neste caso o infrator leva sobre si a culpa da queda do seu cônjuge.
1Corintios.7:3 a 5 O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido.
A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Existem muitos irmãos contraindo matrimônio com pessoas que se faz de vitima, e na verdade não vem ser como o mesmo relata, neste caso haverá um fim trágico na vida conjugal e na vida espiritual, pois este matrimônio lhe faz um adúltero.
É evidente que um cristão que deseja andar irrepreensível diante de Deus deve procurar muito uma ligação com Deus e sua palavra antes de contrair um matrimônio.
Há muitos que após o seu casamento vêm a arrepender-se por motivos de costumes pecaminosos por parte do cônjuge, isso é, o marido tem sua esposa “como uma prostituta”, ao passo que deveria a ter como uma cristã, deixando todo o desejo carnal demasiado libidinoso e lascivo. Isto mais tarde pode a levar a uma separação.
Já vimos cristãos que ao se encontrar com pessoas possessas de demônios é por estes envergonhados, pois suas atitudes carnais com o seu cônjuge é de plena imoralidade sensual.
Estes tomam a ceia do Senhor indignamente não discernindo o corpo de Cristo, sendo o grande fracasso da igreja hoje. A culpa não está em Cristo, mas em nós, pois em Hb.13:8 encontramos: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Temos visto líderes cristãos dar liberdade para alguém namorar pessoas crentes, ou descrentes que esta em fase de separação matrimonial. Será que este líder tem luz de Deus?
Pode o marido ou a mulher crente fazer votos de separação sem ser por consentimento mutuo? Resposta. Não! A Bíblia não nos dá este direito, só quem pode separar um casal é Deus através da morte carnal, uma vez que o casamento não é espiritual e sim carnal Rm. 7:2,3.
A Bíblia nos ensina que enquanto o casal crente estiver separado, isso é em discórdia suas orações não serão ouvidas 1Pe. 3:1,5 a 7. Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres,
5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;
6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.
Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.
Vemos cristãos separados que ficam procurando desesperadamente justificativa para tornar a se casar, e não sabem que está contrariando os mandamentos de Deus. Qual será o seu fim?
Pode uma costela separar-se de um corpo unir-se a outro e ser uma só carne? Um exame de (DNA) confirmaria isto? E a genética? Não é isto um adultério?
Imaginemos Eva sendo formada da costela de Adão vindo após separar-se e se unir a outro, seria ela carne da mesma carne e ossos dos mesmos ossos deste último? Ou continuaria sendo carne e ossos de Adão? Leremos o que Jesus disse em Mt. 19:4 a 6 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?
Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
Conclusão: Se Deus ajuntou, só Ele separa.
Autor: Davi Oliveira
davidabiblia2012@gmail.com
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